Processamento asséptico de alimentos
Faculdade de Farmácia
Processamento asséptico de alimentos
Belo Horizonte
2012
Daysiane de Oliveira
Fernanda Lopes Magalhães
Flávia Loli Guimarães
Júlia Dias Moura Prazeres
Karina Cristina Lima
Tiago Faria de Carvalho
Processamento asséptico de alimentos
Trabalho realizado na disciplina de conservação de alimentos sob orientação da professora ________
Belo Horizonte
2012
1. Introdução
A preocupação em conservar alimentos é citada pela literatura como sendo originária no período pré-histórico. A grande perda de alimentos pela deficiência de técnicas ou pela ausência das mesmas nos processos de conservação era um problema e contribuía para aumentar o desequilíbrio entre o crescimento da população e a oferta de alimentos.
A preocupação com a melhor forma de conservar os alimentos é um preocupação que sempre existiu e acompanha a evolução da história humana. O homem primitivo recolhia e caçava seus alimentos e utilizava a parte mais fria da caverna para armazená-los. Ele também utilizava a secagem ao sol para conservar melhor os alimentos. A descoberta do fogo foi um marco na história humana e trouxe benefícios para a conservação de alimentos também. Os alimentos assados demoravam mais a deteriorar. Pela observação que os frutos que caiam na terra, frutificavam em árvores após algum tempo, o homem passou a se fixar em um local e passou a plantar e criar animais. Surge, então, a produção de alimentos e a necessidade de se conservar o excedente da produção. Com o passar da história surgem outros processos, como a imersão em gordura, salga de carne ou adição de açúcar em compotas de doces, além de usos de especiarias como cravo da índia e canela. (DYONISIO e MEIRELLES, 2011).
Com a descoberta da pasteurização, por Louis Paster na França, a conservação de alimentos começa a ter um maior sucesso e o alimento uma maior durabilidade. Neste caso, seu experimento explora o uso de choque térmico para