OS 5 ESTÁGIO DO LUTO
A morte é o acontecimento mais desesperador ao ser humano, desespero causado muitas vezes por fortes vínculos familiares, filhos ainda dependentes ou pelo próprio temor de morrer. O homem não está preparado para encarar sua morte apesar de ter total consciência de que este acontecimento é inevitável.
A falta de diálogo entre o paciente e os profissionais da saúde e a falta de preparo com a morte, acarreta na dificuldade do paciente aceitar o seu estado e gera atritos durante a aceitação de seu estado de saúde.
Ao se deparar com tal diagnóstico é muito difícil para o paciente digerir a informação , e principalmente aceita-la, então, é neste ,momento desesperador que o paciente entra no primeiro estágio do Livro: A negação e o Isolamento.
O Impacto inicial da notícia onde pode ocorrer uma paralisação na pessoa e ela não conseguir dar seguimento a pensamentos. Neste momento o doente não aceita o diagnóstico, procura vários outros médicos afim de ouvir o que quer ouvir e não o que realmente está acontecendo, pois o morrer para ele é terrível. A intensidade e duração desses mecanismos de defesa dependem de como a própria pessoa que sofre e as outras pessoas ao seu redor são capazes de lidar com essa dor.
Primeiro Estágio: negação e isolamento
A Negação e o Isolamento são mecanismos de defesas temporários do Ego contra a dor psíquica diante da morte. Em geral, a Negação e o Isolamento não persistem por muito tempo.
. Também é comum nessa fase que se tente negar o ocorrido, não acreditando na informação que se está recebendo. A negação é uma defesa temporária, sendo logo substituída por uma aceitação parcial. Também é comum uma transição em