ATPS DE PA ETAPA
Introdução
O trabalho do gerente executivo vem mudando com o passar dos anos. Seus novos planos de ação para conduzir atividades humanas através de variáveis de grande relevância como motivação, liderança e comunicação. O novo gerente tem que ter, além de tudo, habilidades humanas, ter conhecimento psicológico, pois uma organização já não tem mais o conceito de ênfase estrutural de Fayol e Weber e nem vive mais a teoria da máquina como era o conceito da teoria estruturalista, onde uma organização era constituída de um amontoado de máquinas, tijolos e concreto baseado em um sistema fechado e com intuito de apenas obter recursos financeiros. Esse quadro foi mudando com o passar dos anos onde a realidade vivida fez com que novos enfoques administrativos viessem a sobrepor esses anteriores, o enfoque agora é outro, o modelo de gestão agora se baseia num pilar intangível que tem grande peso diante de situações advindas dos diversos tipos de variáveis externas ligadas diretamente com a organização de uma forma macro.
Desenvolvimento
Um dos pensadores contemporâneos mais respeitados da Administração, crítico da maneira de pensar o planejamento estratégico, das propostas de muitos estudiosos intitulados "gurus" e também de seus próprios posicionamentos. Em entrevista exclusiva à revista Administradores nº5, Henry Mintzberg demonstra ser, antes de tudo, um entusiasta da dialética, da revisão de conceitos e da transformação constante das pessoas e organizações.
Conhecido pela sua análise conceitual sobre estratégia e planejamento estratégico na Administração – expressa em livros como "Safári da Estratégia" e "Ascensão e Queda do Planejamento Estratégico" – ele defende suas teorias baseadas no aprendizado e nas experiências profissionais. Para preparar administradores capacitados é preciso fundamentar o ensino e o treinamento em estudos reveladores sobre suas atividades de trabalho. No enfoque tradicional, quando Taylor escreveu sobre “aquela melhor maneira” e