CRIATIVIDADE E CRESCIMENTO LUMBER
A maior serraria da América do sul no século XX, a serraria Lumber empresa norte-americana iniciou seus trabalhos na cidade de três barras no estado de Santa Catarina, e em boa parte da região contestada entre os estados do Paraná e Santa Catarina, a partir do ano de 1910 até meados de 1940, juntou-se ao patrimônio da união e seguiu até 1951.
Apesar da época e suas poucas tecnologias a capacidade de produção da Lumber era surpreendente, máquinas e trabalhadores especializados na área vieram diretamente dos estados Unidos para suprir as necessidades desta serraria e de muitas outras nesse período, foram adquiridas diversas fazendas, ricas em florestas de araucária, juntamente chegou a ferrovia que teve uma grande contribuição para o a guerra do contestado.
A serraria norte-americana “invadiu” a mata da região em busca da sua maior riqueza, a madeira. A Lumber dispunha de uma cidade a sua volta contando com hospital, estádio de futebol, armazém etc. Conforme novos territórios seriam explorados as casas de seus trabalhadores eram transportadas pela ferrovia beneficiando de certa forma os trabalhadores e as suas famílias.
Porém nem tudo é somente maravilhas, a vinda desta grande empresa para a região foi muito vantajosa economicamente, mais deixou vários rastros e daí surgem suas consequências, o desmatamento abundante da região prejudicou significantemente a fauna, isto acabou sendo deixado de lado trazendo foco em si para o crescimento regional.
“E não há dúvida de que, em todo mundo industrial, grande parte das organizações de empregadores, bem como de empregados, procura a guerra, antes que a paz, e talvez a maioria, de ambas as partes, não acredite que seja possível manter relações mútuas, de modo que seus interesses se tornem idênticos.”
(Princípios de administração cientifica, Frederick W. Taylor, pág 21)