1 Apresenta o Decapagem
A tecnologia empregada nas indústrias sempre procurou separar os metais do oxigênio. Submetendo os materiais a diferentes tipos de tratamentos empregando para isso grande quantidade de energia, altas temperaturas, reações químicas complexas e processos complicados, um desses processos chama-se decapagem.
DECAPAGEM
Decapagem é todo processo aplicado em superfícies metálicas a fim de remover oxidações e impurezas inorgânicas, como as carepas de laminação e recozimento, oxidação, crostas de fundição e incrustações superficiais.
A decapagem pode ser dividida em quatro grupos: DECAPAGEM
MECÂNICA
ELETROLÍTI
CA
QUÍMICA
TÉRMICA
DECAPAGEM MECÂNICA
Os processos mecânicos de decapagem é caracterizado por utilização de pressão de compressão na superfície e devem ser sempre empregados com muito cuidado, pois podem incrustar partículas de óxido na superfície ao invés de removê-las.
Comumente as decapagens mecânicas são empregadas como um pré-tratamento para facilitar ou tornar mais eficientes as decapagens químicas.
Existem vários tipos de decapagem mecânica, dentre elas temos: Escovação e raspagem
Jateamento
Tamboreamento
Remoção da carepa por flexionamento
ESCOVAÇÃO E RASPAGEM
Pode ser feita manualmente, com ferramentas pneumáticas ou em processos automatizados. Além das escovas metálicas podem ser utilizadas as fibras naturais (sisal, pita) e escovas sintéticas
(scotch brite).
TAMBOREAMENTO
É um método de esmerilhamento onde as peças são colocadas dentro de um tambor fechado ou aberto que gira provocando a limpeza das peças pelo atrito com material abrasivo contido no tambor. Para tambores abertos, o ângulo de inclinação pode ser controlado, alterando a altura de queda das peças.
REMOÇÃO DA CAREPA POR
FLEXIONAMENTO
Consiste em romper as carepas frágeis através da imposição de deformação. O método exige uma decapagem posterior e tem sido empregado somente em casos especiais. JATEAMENTO
Remove a carepa , óxidos e cascas de fundição
por