DECAPAGEM
DECAPAGEM
Decapagem
Sumário
Fundamentos
Decapagem Mecânica
Decapagem Térmica
Decapagem Química
Decapagem Eletrolítica
Fundamentos
Decapagem é todo o processo destinado à remoção de óxidos e impurezas inorgânicas, incluindo-se nestas categorias: a carepa de recozimento e de laminação, as camadas de ferrugem, a casca de fundição e as incrustações superficiais.
Tipo: a decapagem pode ser feita por diferentes tipos de processos, destacando-se: Mecânica, Térmica, Química e Eletrolítica
Decapagem Mecânica
Escovação e Raspagem: Em pequenas indústrias , ou para peças avulsas, os métodos de remoção de sujeira ou camadas de óxidos ainda servem-se da escovação, martelamento e raspagem com ferramentas manuais.
Raspagem: é o tratamento conseguido com escovas rotativas (n= 500 a 2000 rpm) de arame de aço ou bronze ( espessuras de 0,05 a 0,1 mm) , de crina de cavalo ou de substâncias sintéticas. O processo pode ser acompanhado do uso de abrasivo misturado com óleo. Camadas mais espessas de óxidos pedem tratamento químico preliminar.
O processo é geralmente antieconômico quando houverem camadas mais espessas de carepa ou óxidos a serem removidas.
Metodologias alternativas são o esmerilhamento ( para juntas soldadas e fundidas) e o uso de martelos pneumáticos (remoção de incrustações em caldeiras).
Decapagem Mecânica
Tamboreamento
Processo: é um método de esmerilhamento onde as peças são colocadas dentro de um tambor fechado ou aberto que gira provocando a limpeza das peças pelo atrito com material abrasivo contido no tambor. Para tambores abertos, o ângulo de inclinação pode ser controlado, alterando a altura de queda das peças.
Agentes: entre os componentes abrasivos utilizados destacam-se a areia, o pó de esmeril, peças de aço pequenas e médias, óxido de alumínio, e eventualmente granito e quartzo.
Características: O processo pode ser feito a seco ou com agentes alcalinos ou ainda com ácido sulfúrico diluído. Para a eficiência do