Orçamento base zero
O OBZ é uma abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., durante o ano de 1969. Foi adotado pelo estado de Geórgia pelo governo Jimmy Carter, com vistas ao ano fiscal de 1973.
O orçamento base zero é uma ferramenta gerencial de controle orçamentário capaz de auxiliar os gestores no controle de gastos operacionais partindo da premissa de um limiar que é definido como o custo mínimo necessário para que e empresa produza sem comprometer o andamento de suas atividades. Tem como objetivo de redução de custos e eliminação de desperdícios buscarem o planejamento antecipado para identificar as atividades e tarefas indispensáveis ao funcionamento da organização, ao mesmo tempo em que identifica as atividades, tarefas e processos que podem ser reduzidas ou eliminadas. No “base zero” O período que é usado como ponto de partida e base para limite de gastos e direcionamento de recursos é o atual.É também usado quando se inicia uma empresa e ela ainda não tem histórico de vendas e despesas ou de receitas e gastos.
O orçamento base zero pode ser amplamente usado em pequenas e médias empresas. Indicado para empresas em operação há pelo menos um ano fiscal, o Orçamento base zero (OBZ) é uma das ferramentas mais úteis para o empreendedor de primeira viagem. Com ele, é possível visualizar os principais gastos da empresa, estabelecer metas de corte, priorizar os custos fundamentais para o funcionamento do negócio e eliminar os supérfluos.Tem como principais características: análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente; todos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.
Aplicação
Para aplicar o orçamento base zero é necessário que a empresa tenha histórico de todos os custos, estratégia bem definida e detalhada, e metas desdobradas por unidades orçamentárias. De posse desses