orçamento base zero
Feira de Santana
2014
Bruna das Neves Santos
Helisjoane Maria Paiva Desidério
Jocelandia Silva Lima
Josania Souza Santos
Marcos Antônio de Lima
ORÇAMENTO BASE ZERO
Trabalho solicitado como pré-requisito para avaliação na disciplina Orçamento Empresarial, 5º semestre do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana-Ba.
Orientador: Prof. JONILSON CHAGAS
Feira de Santana
2014
FUNDAMENTAÇÕES:
O Orçamento Base Zero (OBZ) é uma metodologia gerencial para o planejamento e controle orçamentário de uma organização. Este método orçamentário necessita de um equilíbrio zero na sua concepção, ou seja, o orçamento deve começar do zero, não sendo possível a utilização de dados posteriores como base. Para justificar, Phillips (2000, p.100):
“O Orçamento Base Zero significa que o orçamento a ser criado deve sempre começar com o número zero em vez de calcular novas despesas em um orçamento a partir de um projeto semelhante. Em seguida as novas despesas deverão ser fatoradas. (...) O Orçamento Base Zero precisa de um equilíbrio zero na sua concepção. Em outras palavras, você não pode pegar o orçamento do ano anterior referente à atualização de servidores de impressão, adicionar a ele 20% e considerar que esse novo número seja o orçamento da atualização desse ano. A criação de um Orçamento Base Zero obriga o gerente de projeto a refletir os verdadeiros custos de cada fase de um projeto.” (PHILLIPS, 2003. p.100).
Segundo Phillips (2003. p. 100), este método força a garantir que os custos das mercadorias ou serviços não tenham mudado, e se tiverem mudado, o administrador deverá refletir sobre a mudança. O orçamento de base zero cria uma ideia de prestação de contas do gerente de projeto em relação à obtenção do custo exato do serviço ou