origens da poetica
Resumo do Texto: As origens da poética
Profª Ana Maria N. Nogueira
Conseguimos ver a arte em todos os lugares, até mesmo em produções de instintos como o das aranhas e das abelhas, que por um simples ato de sobrevivência consegue nos encantar.
A partir daí e possível acreditar que qualquer pessoa é capaz de fazer projetos, pois todos tem imaginação, ideias pensamentos e torna-los possível em uma obra de arte basta querer.
Na Grécia Antiga, com alguns critérios e exigências, passaram a ser definidas como excelência e qualidade, chamados por eles de poion. Tendo assim como resultado uma obra de arte com qualidade material, estética e ética.
Os deuses, no entanto criavam a realidade do nada, enquanto os homens criavam suas imagens das coisas reais, sendo consideradas então apenas aparências de coisas sem realidades.
Aristóteles por sua vez, definiu a excelência técnica como a capacidade de fabricar ou fazer alguma coisa com uma correta compreensão dos princípios envolvidos. Distinguindo duas classes de techne, a pratica (prakton), quando pela repetição de procedimentos aprendidos fazemos algo e a poética (poiton), quando os conhecimentos do oficio permitem apresentar soluções adequadas à construção de algo que não foi construído anteriormente.
Existiam ainda uma avaliação poética ética de ser observando se a construção era realmente pertinente a determinado grupo social.
A arte é uma poética de múltiplas interpretações, onde cada um interpreta da sua forma, porem para o artista ela sempre terá um único significado guardado consigo.
19/09/2013.