Surgimento da linguá portuguesa
A história de Portugal enquanto nação surge justamente nesse período. Do antigo Condado de Portu-Cali é que surge no século XII, ano de 1100 d.C., o Reino de Portugal. O portugês é uma língua em formação, chamado pelos linguistas de galaico-português, proto-língua que dará origem ao galego, na região da Galiza, e ao português em Portugal. É em galeico-português que se encontram escritas as primeiras composições poéticas de Portugal.
A CANTIGA DA RIBEIRINHA: esse é o texto mais antigo encontrado composto em português. A data mais aceita para sua composição é 1198, o autor é Paio Soares de Taveirós, provavelmente de origem galega. A coposição é uma cantiga de amor feita para Maria Pais Ribeiro – a Ribeirinha, que era amante de D. Sancho I.
S. Spina, ao analisar a produção literária portuguesa dos primórdios de sua história afirma:
“Não podemos compreender a floração literária desta primeira época – que é exclusivamente poética até pouco depois do reinado de D. Dinis (1340) – se não procurarmos integrá-lo dentro de uma moldura não só peninsular, mas principalmente latino-medieval.”.
Isso significa que a poesia produzida nesse primeiro momento, entre os séculos XII e XIV, em Portugal faz parte de um contexto histórico e cultural que excede os limites da Península Ibérica, da qual Portugal faz parte. Ao findar o Império Romano, os vários focos que constituem uma poética românica começam a ganhar características locais, mantendo, no entanto, resquícios de uma cultura geral qu foi a Românica. S. Spina cita quatro dessas que ele chama de “forças poéticas