Origem da sociedade em nome coletivo
ALMEIDA, Lucas Martins[1]
RESUMO
Este trabalho apresenta a origem da sociedade coletiva, bem como apresenta a forma e os motivos que levaram a criação da sociedade, assim como os principais atingidos pelo seu surgimento.
Palavras- chaves: Origem. Sociedade. Forma. Motivos.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho traz um breve relato sobre a origem da sociedade hoje conhecida como sociedade nome coletivo, quando e como nasceu, qual era seu propósito, motivos quais levaram seu surgimento, assim como, os principais atingidos, além de trazer seu desenvolvimento através das legislações.
2 A ORGIGEM da sociedade em nome coletivo
Originalmente era conhecida como “sociedade geral”, apenas no Código Comercial francês de 1807, passou a ser chamada de “sociedade em nome coletivo”, denominação que foi acolhida no nosso Código Civil.
A sociedade geral se deriva das sociedades romanas, sendo uma das sociedades mais antigas que se tem conhecimento, foram ás primeiras sociedades mercantis a receberem regulamentação do Direito. A sociedade em nome coletivo surgiu quando o comerciante individual deixou de exercer sozinho à atividade comercial. “Nascida no seio dos grupos familiares que entre si formavam sociedades, em pouco tempo desenvolveu-se, atraindo artesãos e comerciantes. De início era constituída verbalmente, mais tarde por escrito, culminando com a inscrição no Registro de Comércio”, na expressão de Amador Paes de Almeida.
A Romano Cristiano (2007, p. 259) leciona sociedade em nome coletivo:
Ao que tudo indica, a sociedade em nome coletivo surgiu quando o comerciante individual deixou de exercer sozinho a atividade comercial, passando a exercê-la em conjunto com outro ou outros comerciantes individuais. A situação jurídica de