Inicio do ensino superior no brasil
Fagner Pierre Lopes
Prof. Michelle Pelozato
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História (BID 0180) – Prática do Módulo I
25/11/11
RESUMO
O trabalho mostra uma retrospectiva do ensino superior no Brasil. Através de pesquisa bibliográfica objetivou-se ressaltar que a história da educação superior no Brasil, não pode ser analisada sem considerar sua relação com o desenvolvimento sócio-histórico brasileiro e que tal história é marcada pelo elitismo e pela exclusão. O ensino superior no Brasil teve seu inicio muito tarde, mais de trezentos anos após seu descobrimento e decorreu de uma mudança na estrutura política do Estado português que aqui se instaurou com a vinda da Coroa portuguesa em 1808. Percebe-se que as políticas e reformas do ensino superior empreendidas no Brasil, não tiveram como eixo central as necessidades da maioria da população, mas sim os interesses dos grupos dominantes que constituíam as elites.
Palavras-chave: Retrospectiva. Sócio-histórico. Grupos dominantes.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho aborda de forma pratica e simplificada o surgimento e a trajetória do ensino superior no Brasil. Que teve seu inicio com a chegada da família real portuguesa em nosso país no ano de 1808, através desta viagem cronológica será possível identificar as principais fraquezas e os inúmeros obstáculos encontrados pelo sistema educacional, principalmente no período anterior a proclamação da republica (1889). Não só obstáculos e fraquezas, mas relatarei também algumas conquistas alcançadas no ensino superior, que caminha sempre em constante evolução sendo aprimorado dia a dia para atender as mais diversas classes acadêmicas.
2 O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Durante aproximadamente três séculos após o descobrimento a educação no Brasil colônia ficou a cargo da “companhia de Jesus”, ou seja, os jesuítas que eram responsáveis por catequizar os povos