Clima organizacional
Mediante as novas diretrizes administrativas, o Clima Organizacional tem sido o grande foco das organizações uma vez que este é um tema de grande destaque, pois envolve questões de interface direta com o desempenho da organização, agindo diretamente em sua lucratividade e em seu posicionamento no mercado em que atua.
“A definição mais usada de Clima Organizacional é a de um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivaçã e o comportamento dessas pessoas”. (LITWIN e STRINGER JUNIOR, 1968) É notável que o comportamento das organizações obteve avanços em se tratando de observação e atuação no campo motivacional visando a satisfação e melhorias no desempenho de seus colaboradores.
Este trabalho será realizado, com base em obras referências e autores de grande conceito na área de Recursos Humanos, além disso situações reais e vivências de mercado, que serão expressas como elas realmente acontecem na prática.
As organizações devem agir constantemente para manter elevado o grau de satisfação de seus colaboradores, sendo uma via de mão dupla, onde tanto a organização quanto o funcionário esteja, satisfeitos havendo sinergia entre seus objetivos.
Esta pesquisa visa firmar a importância do Clima Organizacional favorável, sua interferência na lucratividade das organizações, bem como o sucesso das empresas que utilizam a prática e o insucesso ou falta de ascensão das que não se utilizam dela.
“O clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participante, produzindo elevação do moral interno.É desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades.” (CHIAVENATO, 1954 p. 53)
1.2 – SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA
As organizações que realizam pesquisas de Clima Organizacional, tem como objetivo avaliar o ambiente de trabalho, o relacionamento interno e externo, a percepção