Administração
1.Introdução
2.Desenvolvimento
3.Conclusão
4. Referências Bibliográficas
1.Introdução O objetivo deste artigo é analisar as transformações ocorridas nas maiores empresas da economia Sob o prisma microeconômico, são avaliados os movimentos de natureza estratégica dessas empresas, a partir de dois processos complementares e inter-relacionados: as fusões e aquisições ocorridas no período 1991-1998, bem como as mudanças no controle das 100 maiores empresas no mesmo período. Mostrando também um dos maiores exemplo de uma grande empresa : A The coca-cola Company.
2. Desenvolvimento
O cenário com que as empresas analisadas depararam-se nos anos 90 foi marcado pelas mudanças estruturais da economia brasileira abertura comercial, estabilização monetária e a já mencionada privatização. Mudou, assim, profundamente o ambiente concorrencial, e mesmo institucional,que tais empresas, que chegaram ao final dos anos 80 em posição de destaque nacional, tiveram de enfrentar. A situação de estagnação e de alta inflação marcante nos anos 80 permaneceu na primeira metade dos anos 90, mas novos ingredientes foram adicionados ao ambiente competitivo, em especial a partir de 1994, mudando-o radicalmente.
A estratégia corporativa envolve um aspecto básico: a escolha do negócio no qual a corporação deve atuar. Nessa visão, a principal preocupação diz respeito ao posicionamento da corporação no mercado a longo prazo, levando-se em conta seus recursos internos. Entre as estratégias adotadas, destacam-se: a diversificação e a especialização. A diversificação tanto pode se dar para mercados e ou tecnologias relacionados com as atividades correntes da corporação como para mercados e ou tecnologias não relaciona dos às capacitações desenvolvidas. Neste caso, chama-se de diversificação conglomerada. Já a especialização pode ser entendida como a busca da centralização dos negócios em apenas um core business. Diversificação e especialização são, portanto, movimentos antagônicos sob