orientação e supervisão escolar
Fabiani Vegini
Prof.ª Orientadora: Claudia Roberta Chiodini
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0257) – Estágio V
17/10/2013
RESUMO
Dentre todos os profissionais que trabalham diariamente em um ambiente ou instituição escolar, vale ressaltar a importância e o papel que exercem o Supervisor e o Orientador escolar. Ambos assumen funções diferentes, porém, caminham em busca de um mesmo objetivo, o sucesso em prol dos individuos que vivem no ambiente. Vale destacar também o que cada profissional faz, sua formação e todo o processo que ocorreu até chegar-se nos dias atuais.
Palavras-chave: Escola.Orientador.Supervisor
INTRODUÇÃO
O presente estágio diz respeito à Orientação e Supervisão escolar, sendo que o mesmo foi realizado através de observações e a elaboração de um questionário para ser entregue aos profissionais (orientador e supervisor), cujo tinha como objetivo principal identificar a função do orientador na unidade escolar e a função do supervisor pedagógico em uma unidade de ensino. Conhecendo suas características, seus modos de trabalhar e lidar com as situações do dia-a-dia.
Abordará também, este paper, sobre a área de concentração Dificuldades de Ensino e Aprendizagem aprofundando seu estudo, segue também a análise sobre o questionário respondido pelos os dois profissionais, e as considerações finais.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
A aprendizagem e a construção do conhecimento são processos naturais e espontâneos do ser humano, que desde muito cedo aprendem a mamar, falar, andar, pensar, garantindo assim a sua sobrevivência. Denomina-se aprendizagem ao processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, possibilitados através do estudo de ensino ou da experiência, não esquecendo que o aprender como compreensão é um processo pessoal que acontece dentro da cabeça de cada um. Sabendo que esse