ATIVIDADES DE SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Disciplina: Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional
ATIVIDADES DE SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Alunas:
Aline Emidio Rodrigues RA:1230930
Andreia Emidio Rodrigues RA:1226393
Ilma Rodrigues dos Anjos RA:1213037
Pólo
Inhumas - Goiás
2014
O Orientador Educacional e seu papel em relação ao Bullying
O Orientador Educacional aparece como um mediador na relação entre escola e comunidade, ele vem à frente de projetos e ações para auxiliar os educandos e também o grupo técnico pedagógico na procura de soluções pra problemas relacionados à escola.
Ele dispõe de instrumentos que permite um diagnostico das possíveis situações de violência dentro do ambiente escolar, podendo assim primeiramente escolher qual melhor atitude tomar.
Um dos papeis desse profissional é ajudar o aluno a ter consciência dos seus valores e dificuldades em todos os aspectos e plano de vida.
Deve-se manter também um olhar atento, não só os professores mais toda a comunidade escolar, aos sinais de violência, procurando localizar os agressores e vitimas, e também aos que assistem a isso tudo e torná-los aliados.
Cabe ao Orientador Educacional, promover atividades com a participação dos alunos e da escola e após uma analise dos resultados, definir e priorizar ações e estratégias a serem adotadas para a divulgação e prevenção do bullying na escola.
A escola deve elaborar projetos onde faça reuniões com os pais e que tratem do assunto através de palestras, teatro, reportagens promovendo assim entre os alunos uma reflexão sobre a violência no espaço escolar.
Os pais têm um papel muito importante, pois eles precisam estar atentos ao cotidiano dos filhos.
O Orientador Educacional deve empenhar-se com o intuito de conscientizar a comunidade junto com a escola, com o envolvimento de todos é possível reduzir os índices, estratégias bem traçadas sugeridas e analisadas por todos consegue-se resultados