filosofia
Abordar o tema amor é importante porque o amor é um sentimento que surge na relação ou convívio de determinadas pessoas, ou seja, sem o amor não seriamos nada. A sociedade depende do amor, pois quando você ama alguém não vai querer e nem fazer nenhum mal a ela e desse sentimento surgem outros como: respeito, paciência, tolerância, dignidade e cumplicidade.
O amor e um sentimento especial. Desde o início da vida na terra ele está entre os seres vivos. Um exemplo disso é a história de Romeu e Julieta, um clássico que representa a vida de dois jovens que se amam muito, mas não podem ficar juntos, pois eles descobrem que são de famílias inimigas. Mesmo assim, o amor não acabou, ao contrário, só aumentou, e eles acabaram se casando escondido de suas famílias.
Existem vários tipos de amor, o amor aos familiares (storgé), amor aos amigos (Philia), o amor erótico (Eros), o amor interesseiro (pragma), etc. Mas qualquer que seja o tipo de amor, ele sempre gerará vários outros bons sentimentos.
A contribuição que o amor nos deixa é sabermos respeitar o próximo, ter carinho, educação e admiração pelo próximo.
Página 01 CAPÍTULO 2
De origem grega, a palavra “filosofia” (philosophia) significa “amor à sabedoria”. Filósofo é aquele que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita e ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando soluções para várias questões da vida e da existência humana.
A filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Por isso ela se distingue da religião, da mitologia e da