Administração escolar e supervisao e orientação
Nós alunas do grupo 11 do 3° ano de Pedagogia matutino da Faculdade de São Bernardo do Campo, apresentaremos nosso trabalho de conclusão de curso abordando o seguinte tema: A Alimentação e a Saúde Humana no anos iniciais do Ensino Fundamental em São Bernardo do Campo.
O tema referido foi escolhido devido à existência de varias provas documentadas que mostram que o que se come tem um impacto muito grande na forma como a pessoa se sente e adquire certas doenças como afirmam Ramos e Stein (2.000).
Contudo, a maior preocupação se encontra com as crianças, pois se tem visto que desde pequenas, a maioria delas não tem se alimentado de forma saudável. Com a profissionalização da mulher, as crianças passaram a receber uma maior quantidade de alimentos industrializados, em porções cada vez maiores, alimentos esses altamente palatáveis e densamente calóricos, ricos em carboidratos, gorduras e sal. Sem contar que, passaram a fazer refeições rápidas, principalmente lanches e guloseimas, a comer na escola, geralmente em cantinas sem a menor preocupação com a qualidade nutricional dos alimentos.
Somando-se a estes fatores, elas ainda são alvo da propaganda de alimentos industrializados, com a atenção virada para o que se não deve comer e pouca informação sobre o que é importante ingerir.
É fato assim que todas essas mudanças dificultam a reeducação alimentar das crianças, aliadas a um fator de grande impedimento ao tratamento da obesidade infantil, colesterol, diabetes entre outras doenças: os maus hábitos alimentares dos pais, pois a maioria das pessoas acaba confiando na conveniência da comida rápida, ou fast-food e em suplementos nutricionais do que propriamente em alimentos frescos.
Tanto isso é verdade que, de acordo com Silva et al.(2005), a obesidade na infância e na adolescência é hoje o problema nutricional que mais cresce no mundo inteiro.
O consumo alimentar está relacionado à obesidade, não somente quanto ao volume de ingestão alimentar como