Organizações vistas como fenômeno cultural
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS. Plano de Negócios - E Os Profissionais de Recursos Humanos.
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS.
Plano de Negócios - E Os Profissionais de Recursos Humanos.
Introdução
De uma maneira geral, na montagem de um plano de negócios, não é uma prática da direção da organização convidar o profissional de RH para participar da modelagem e estruturação inicial desse plano. Geralmente, o que acontece, é a área ser envolvida num segundo momento ou numa fase mais adiantada de montagem do Plano de Negócios.
Antes de aprofundarmos esta questão é importante esclarecermos os pontos que se seguem:
• O que é um PN?
• Para que serve?
• Sua importância e abrangência?
PLANOS DE NEGÓCIOS.
No mundo empresarial, a cada dia que passa, se torna mais competitivo e profissionalizado. A margem de erro, na estruturação de uma empresa, no lançamento de um produto, no reposicionamento de uma marca etc; é tarefa que envolve muito planejamento, estratégias, bem como profissionalismo e dedicação.
Assim sendo, ao se identificar uma oportunidade, pensar bem sobre os diversos fatores (risco) externos e internos que envolverão o negócio que se quer criar ou entrar.
Assim, o planejamento bem detalhado é fator determinante de sucesso.
Planos de Negócios é nada mais nada menos que um documento (relatório) que contém a caracterização e a forma como se vai operar. As principais estratégias, o plano para conquistar uma determinada fatia de mercado a projeção das despesas envolvidas no desafio, bem como receitas, resultados financeiros e os profissionais que se envolverão no negócio.
Para se formular um bom Plano de Negócios há que se conhecer de: Sazonalidade; perfil do mercado consumidor; perfil dos principais fornecedores; grau de influência de decisões governamentais; perfil da concorrência; participação de mercado das principais empresas do ramo; políticas mercadológicas praticadas pela concorrência;