Fichamento 4 Cap 5 Gareth Morgan
Cultura e Poder nas Organizações
Prof. Dorgival Henrique
Relações Internacionais 3º Semestre – Diurno
Bruna Aparecida de Almeida
Piracicaba – Março/2015
Imagens da Organização, Gareth Morgan
Capítulo 5 - A Criação da Realidade Social
O capítulo trata a questão do relacionamento entre cultura e administração citando diversas vezes a questão do Japão sendo visto como líder do poder industrial. O autor cita como algum dos motivos do aumento do interesse à compreensão do relacionamento entre a cultura e a vida organizacional é a crescente internacionalização de grandes corporações.
Nesse capítulo, foi explorada a ideia de que a organização é em si mesma um fenômeno cultural que varia de acordo com o estágio de desenvolvimento da sociedade. Em segundo lugar, foi focalizada a ideia de que a cultura varia de uma sociedade para outra e examinando como isto ajuda a compreender variações nacionais nas organizações em diferentes países. Em terceiro lugar, foram explorados padrões de cultura corporativa e de subcultura entre e dentro das organizações. Depois disso foi visto em detalhe como padrões de cultura são criados e mantidos e como as organizações são realidades socialmente construídas.
Cultura e Organização
Nesse tópico, o autor explica o que é esse fenômeno nomeado cultura. Explica a origem da palavra e que refere-se tipicamente ao padrão de desenvolvimento refletido nos sistemas sociais de conhecimento, ideologia, valores, leis e rituais quotidianos. O autor também pontua que atualmente, o conceito de cultura é usado mais genericamente para significar que diferentes grupos de pessoas têm diferentes estilos de vida.
Então, o autor fala sobre a sociedade enquanto cultura, que está sendo usada a velha metáfora da agricultura para chamar a atenção