Administraçao
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis-FACC
Princípios de Administração I
Ciências Contábeis
Trabalho sobre “A criação da realidade social”:
As organizações vistas como culturas
A Criação da Realidade Social
As organizações vistas como Culturas:
Desde que o Japão surgiu como líder do poder industrial, os teóricos bem como administradores, tem estado crescentemente consciente do relacionamento entre cultura e administração. Durante os anos 60, a confiança e o impacto da administração e da indústria americana pareciam inabaláveis. Gradualmente, forma crescente, através dos anos 70, o desempenho dos carros, da eletrônica e de outros produtos industriais japoneses começam a mudar tudo isso. O Japão passou a assumir o comando dos mercados internacionais, o Japão teve sucesso em chegar o mais alto ritmo de crescimento, ao mais baixo nível de desemprego e, pelo menos em algumas maiores e mais bem-sucedidas organizações. Embora diferentes teóricos tenham discutido as razões destas transformações a maior parte deles concorda com a cultura e a forma de vida em geral deste misterioso país oriental tiveram papel central.
Cultura e Organização:
A Cultura refere-se tipicamente ao padrão de desenvolvimento refletido nos sistemas sociais de conhecimento, ideologia, valores, leis e rituais cotidianos. Sistemas de crenças e praticas ambos os usos derivam das observações do século XIX a respeito das sociedades “primitivas” ao transmitir a ideia de que diferentes sociedades manifestam diferentes níveis e padrões de desenvolvimento social.
Organizações vistas como Fenômeno Cultural:
O cientista politico Robert Presthus sugeriu que vivemos atualmente numa “Sociedade Organizacional”. Seja no Japão, Alemanha, Hong-Kong, Inglaterra, Rússia, Estados Unidos ou Canadá, grandes organizações são capazes de influenciar a maior parte do dia-a-dia das pessoas de maneira completamente estranha àquela encontrada numa remota