Imagens Da Organizaà à O 6
Disciplina: Cultura e Poder nas Organizações
Laiza Franciele da Silva Teles
Fichamento:
MORGAN, G. Imagens da Organização, 1ed. São Paulo. Atlas. 1996, cap 5, p. 115-144.
A criação da realidade social: as organizações vistas como culturas
“[...] relacionamento entre cultura e administração”.
Cultura e Organização
Cultura – “padrão de desenvolvimento refletido nos sistemas sociais de conhecimento, ideologia, valores, leis e rituais”. 115
Cultura – usada “para significar que diferentes grupos de pessoas tem diferentes estilos de vida”.
“a organização em si mesma é um fenômeno cultural que varia de acordo com o estágio de desenvolvimento da sociedade”.
Organizações vistas como fenômeno cultural
Robert Presthus – “vivemos atualmente em uma sociedade organizacional”. “grandes organizações são capazes de influenciar a maior parte do dia -a- dia das pessoas.”
“a vida diária em uma sociedade organizacional é cheia de crenças peculiares, rotinas e rituais que a identificam como uma vida cultural distinta quando comparada com aquela em sociedades mais tradicionais”. 116
“Emile Durkheim mostrou que o desenvolvimento das sociedades organizacionais é acompanhado por uma desintegração dos padrões de tradicionais de ordem social, em termos de ideais comuns, crenças e valores, dando lugar a padrões mais fragmentados e diferenciados de crença e prática baseada na estrutura ocupacional da nova sociedade.”
“A divisão das características de trabalho das sociedades industriais cria um problema de integração, ou, um problema de administração da cultura. Precisam ser encontradas formas de reunificar a sociedade novamente”.
“Podemos dizer que pessoas que trabalham nas fabricas e escritórios de diversos lugares pertencem a mesma cultura industrial. Soa membros de sociedades do tipo organizacional”. “Muitas das principais semelhanças e diferenças culturais no mundo de hoje são mais ocupacionais do que nacionais.”