Organização matricial e mista
O gerente é designado para o projeto e interage em bases iguais com os gerentes funcionais, A administração do projeto é feita pelo gerente, através da coordenação das diferentes gerências de áreas.
A departamentalização mista é o tipo mais freqüente de departamentalização, pois permite a empresa o ajuste de sua estrutura organizacional conforme as mudanças globais. Esse tipo de departamentalização permite uma maior eficiência por parte da empresa e dos próprios funcionários, pois permite uma maior avaliação e desenvolvimento de ambos. Enfim, cada empresa é um órgão por si só, e deve criar e desenvolver o melhor meio organizacional para que ela possa desenvolver-se.
Estruturação:
Vantagens: • Permite a mais eficiente estruturação das atividades da empresa. • Identifica as tarefas unitárias necessárias à consecução dos objetivos • Minimização do custo total das atividades desempenhadas.
Desvantagens: • É o agrupamento de todas as desvantagens de cada tipo de departamentalização • Agrupamentos de atividades em funções individuais em unidades administrativas • Dificuldade na coordenação dos diferentes departamentos, pois se podem empregar dois ou mais critérios para agrupar atividades do mesmo nível.
Organização Matricial
É um tipo híbrido de "Departamentalização", no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades são reunidas para realizar tarefas com características temporárias.
Neste caso tem-se a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa. A departamentalização matricial, em vista de suas características de responsabilidade compartilhada, exige nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas. A departamentalização matricial surgiu porque as formas tradicionais de organizar não eram eficazes para lidar com atividades complexas, envolvendo várias áreas do conhecimento científico. Uma