Organização Industrial
Automação Indústrial
5° Semestre - Manhã
Resumo do 5° capítulo da apostíla
“Noções básicas sobre organização indústrial”
Prof. Jarbas Pasoto
Guilherme Henrique Moraes Rocillo
Osasco/2014
Estrututa Organizacional de uma empresa
5.1 Estrutura em linha
Estrutura em linha, basicamente consiste em delegar funções à alguem a fim de distribuir responsabildades dentro de uma empresa.
A primeira responsabilidade à ser designada é a da produção, enquanto o dono/gerente se preocupa com as vendas e finanças.
Com o cresimento da empresa vão se contratando mais funcionários, homens para trabalhar com o gerente de produção; vendedores para trabalhar com um gerente de vendas; e também um contador a fim de cuidar das finanças da empresa.
5.2 Estrutura em “Staff” ou “Apoio”
A estrutura em staff ou de apoio é aquela estrutura que vissa designar funções ao grupo de apoio que não exige autoridade específica sobre o pessoal que exergem funções em linha, no nível operácional.
5.3 Estrutura em “Funções” ou “Departamentos”
Essa estrutura é típica em empresas de médio ou grande porte. É uma estrutura mista entre estrutura em linha e estrutura em Staff ou Apoio.
Basicamente divide-se à empresa em departamentos geralmente ligados a direção, existem 4 gerentes: Administrativo, Marketing, Industrial e Financeiro.
Cada departamento é responsável por uma área na empresa e respondem aos quatro tipos de gerentes.
5.4 Variações da Estrutura Organizacional
São dois tipos fundamentais de estruturas organinizacionais: o Hierárquico e o Funcional, ainda pode haver outras formações combinadas e derivadas.
5.4.1 Estrutura Hierárquica
Como o próprio nome diz é feita uma hierárquica dentro da empresa, onde o presidente é o representante máximo e hierárquicamente vem designando autoridade.
Dentre as príncipais vantagens está a facil transmissão de ordens dentro da empresa e é uma estrutura de fácil