organização industrial
Organização industrial investiga os resultados das estruturas de mercado procurando sempre avaliar a: discriminação de preços, ou seja, é a prática de cobrar preços diferentes pelo mesmo produto pois a empresa tem que ser capaz de identificar os diferentes consumidores, e de lhes cobrar preços diferentes mantendo a qualidade do produto; diferenciação do produto já procura modificações por forma e ajuda o produto á torná-se mais atrativo para o mercado alvo; bem duradouro esta categoria de bens abrange tanto os bens de consumo duradouros, tais como um automóvel ou máquina de lavar roupa; e por fim mercado secundários ou mercados em segunda mão,que é uma parte do mercado financeiro de capitais dedicada à compra e venda de valores,ou seja,tais como as ações de empresas lançados anteriormente em uma primeira oferta pública ou privada.Uma estrutura de mercado competitivo tem o resultado de desempenho de custos e preços mais baixos.
Para entender a Organização Industrial, primeiro temos que entender o que é INDÚSTRIA: qualquer atividade humana, que com auxílio do trabalho, converte matéria-prima em produtos que serão consumidos pelas pessoas ou por outras indústrias. A organização industrial divide-se em 3 setores de atividade:
Primário que engloba atividade do solo ou subsolo tais como: agricultura, pecuária, pescas, etc...
Secundário são atividades ligadas á industria, isto é, transforma a matéria prima em novos produtos para que possam ser utilizados pelos consumidores, como por exemplo a industria alimentar.
Terciário ou prestação de serviços como na área de educação, comércio, bancos, saúde, etc...
As empresas produtoras e transformadoras se enquadram nos setores primários e secundários da economia; as empresas de serviço se enquadram no setor terciário da economia. A medida em que as empresas vão crescendo e tornando-se competitiva é necessário que estas adotem critérios exigentes na organização do trabalho. Dentro dessas