insetos-- gabriel
Aluno: Gabriel Maciel Fernandes Silva
Serie: 2° Turma: 204
Professor: Alexandre
Disciplina: Biologia
Assunto: Classificação dos insetos
Boa Vista-RR 20 de outubro de 2014
Tradicionalmente, os insetos sempre associados a algo ruim, sujos, causadores de doenças. Insetos são transmissores de doenças em animais e humano, como malária, dengue, febre amarela, doença de chagas, elefantíase e outras, além disso também são importante causadores de dano agrícolas em diversos tipo de culturas e também a pecuária.
Mas também os insetos tem inúmeras funções no ecossistema mundial, mas as duas mais importantes, sem dúvida são: O seu papel intermediário na cadeia alimentar como lixeiros que comem seres em decomposição, jardineiros que podam e controlam superpopulação de plantas, assim como são comidos por outros animais, principalmente répteis e pássaros. A outra função principal é a de alcoviteiro da natureza, ou seja elemento polenizador das plantas. O sexo entre as plantas se dá através do transporte do pólem pelos pássaros, outros animais e principalmente 80% pelos insetos.
Uma densa floresta que tiver os seus insetos erradicados fatalmente morrerá. Para o controle e a sobrevivência do próprio ecossistema existe os insetos.
Os insetos produzem benefícios direto para o ser humano, como as abelhas de mel e outros insumos, a mariposa ou bicho-da-seda pela produção de seda; ou pelos besouros e moas necrófagas, ou seja, alimentam-se de fezes e animais mortos e as formigas e os cupins que reciclam a matéria orgânica no solo atuando sobre plantas mortas.
Nesse sentido até as baratas na natureza são importantes, pois devidos ao seu habito alimentar de aproveitar quase todos os detritos orgânicos