influecia de contato
INFLUÊNCIA DE CONTATO
A cinética química é uma área da Química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que alteram esta velocidade. Podemos observar que algumas reações químicas acontecem com mais rapidez e outras mais lentamente. Nem toda reação química acontece no mesmo tempo. Umas demoram horas, dias, anos. Outras levam uma fração de segundo para ocorrer. As reações químicas ocorrem em velocidades diferentes, como por exemplo, o processo de digestão dos alimentos que leva algumas horas e uma explosão que é instantânea. Exemplos de reações são de ácido e uma base que é uma reação instantânea, decaimento radioativos, que levam muitas vezes bilhões de anos; queima de uma vela, que levam algumas horas; Quanto maior a superfície de contato, menor é a velocidade das reações químicas. Um exemplo para comprovar esta teoria é pegar 2 comprimidos de vitamina C efervescentes e dois copos com a mesma quantidade de água à mesma temperatura. Um dos comprimidos deve estar inteiro e o outro pulverizado. Quando o pulverizado entrar em contato na água ela vai se dissolver mais rápido que o que estiver inteiro. No experimento usaremos outro método para mostrar a influência de contato.
MATERIAIS
- Vidro relógio
- Espátula
- Béquer de 50 ml
- Almofariz e pistilo
- 1 pipeta 5 ml
- Pêra
- Pipetador automático
REAGENTES
- Permanganato de potássio
- Glicerina
OBJETIVO
Observar a presença da influência de contato na velocidade de uma reação química.
PROCEDIMENTO
Triturou-se o permanganato de potássio com o pistilo no almofariz, após isso se colocou o permanganato triturado em vidro relógio, e colocou-se o permanganato natural em outro vidro relógio.
Após isso, colocou-se 2 ml de glicerina no vidro relógio que continha permanganato natural e com o permanganato triturado e observou-se a reação.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após a experiência observou-se que a reação química no vidro relógio