Calibração de Paquímetro
De acordo com o VIM, Calibração é um conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões. Para entender melhor o seu significado é necessário associá-lo ao termo comparação acrescentando que ao que se compara é representado por um padrão de classe de exatidão superior, isto é, calibrar é estabelecer uma relação de comparação contra um padrão apropriado, onde a diferença encontrada estabelece o erro do instrumento à calibrar com uma incerteza de medição associada a um nível de confiança, geralmente 95%.
O paquímetro é o instrumento mais utilizado para medições externas, internas e de profundidade, no qual a leitura é feita na graduação principal com o auxílio do nônio.
2 Metodologia
2.1 Procedimento para Calibração de Paquímetro
O procedimento para calibração de paquímetros é relativamente simples. Antes de iniciar as medições, limpou-se com pano e álcool o paquímetro e os blocos padrões, removendo-se assim sujeiras, lubrificantes ou outros produtos que pudessem comprometer as medições. O trabalho foi realizado com o material sobre a mesa a fim de evitar a queda dos mesmos. As calibrações efetuadas foram as seguintes:
- Calibração Externa: a medição foi efetuada em duas posições diferentes do comprimento dos medidores externos (Próximo à Escala – POS 1 e Afastado da Escala – POS 2) procurando-se aplicar a mesma força sobre o cursor. Foi feito um ciclo na POS 1 repetindo-se cada medição 3 vezes em posições diferentes do bloco padrão e outro na POS 2. Abaixo segue imagem que ilustra as posições POS 1 e POS 2.
- Calibração Interna: A medição foi efetuada em duas posições diferentes do comprimento dos medidores internos (Próximo à Escala