calibração de paquimetro
1 – INTRODUÇÃO
No decorrer do ano letivo aprendemos a manusear vários instrumentos de medidas, mas nosso único objetivo era extrair os valores de medidas da peça que nos era fornecida, mas agora estamos com o intuito de calibrar um equipamento, ou seja, é um conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação ente valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes aos padrões utilizados.
E também uma coisa que é muito questionada, é porque devemos calibrar o nosso instrumento de medição, e isso se dá pelo fato de que a calibração dos instrumentos de medição é importantíssima para a garantia da qualidade da fabricação de um determinado produto. Ela assegura que os instrumentos usados para controlar o seu produto estão dentro de um critério aceitável e que não vão prejudicar a qualidade final do produto.
2 – MATERIAIS NECESSÁRIOS
Para a realização do trabalho nos foi fornecido um paquímetro, o qual tem uma numeração de 10053 e uma peça, que era nomeada de anel padrão 11,000mm.
Figura 01 – Paquímetro 10053
Figura 02 – Anel padrão 11,000mm
3 – NORMAS DE REFERÊNCIA
NBR NM 216:2000 – Paquímetros e paquímetros de profundidade – Características e requisitos metrológicos.
NBR ISO/IEC 17025:2005 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.
NBR NM-ISO 1 – Temperatura padrão de referência para medições industriais de comprimento.
4 – DESENVOLVIMENTO
4.1 – Instrumento de Medida: Paquímetro
Paquímetro grego: paqui (espessura) e metro (medida) trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
Usado para medir dimensões lineares: internas, externas, profundidade e ressalto.
Distinguem-se pela faixa de indicação, pelo nônio, pelas dimensões e