Calibração paquímetro
Calibração de Paquímetro
Nome: Gabriel dos Santos Antunes Matrícula: 12111746
Mecânica de Precisão
Resumo
Está experiência tem como principal objetivo relatar a calibração de um paquímetro analógico utilizando instrumento de verificação chamado de Bloco Padrão.
Desde que a produção em série começou a substituir o trabalho artesanal, tivemos que estabelecer padrões, as peças produzidas em grande quantidade perdem sua individualidade, mas devem ser equivalentes para permitir sua montagem, por isso foram criada as normas e tolerâncias.
Cumpre então ao profissional especializado fazer esta tarefa de ajustar os próprios equipamentos.
No caso temos normas de qualidade a cumprir, e a metrologia é isto, qualidade e precisão, controlados pela norma ISO.
Nesta experiência vamos relatar como se calibrar um paquímetro, e a teoria e prática envolvidas nisso.
Introdução
Por melhor que seja a qualidade de um instrumento de medição ele está sujeito a desgastes ou mau uso que comprometem a confiabilidade em suas medições e, por isso, deve ser calibrado periodicamente. Com o paquímetro não é diferente.
Neste documento relatamos a calibração de um paquímetro universal analógico com blocos padrão para obtermos o melhor de seu desempenho.
Primeiramente, para realizar qualquer medida, é necessário estabelecer previamente um padrão de referência.
Ao longo dos anos vários padrões foram adotados: o pé, o braço, uma palma da mão do rei, etc. Mais tarde foi introduzido na frança o sistema métrico.
Foi quando criou-se os blocos padrão, largamente utilizado como padrões de referencia na industria, de diversos tamanho e medidas.
Os bloco padrão são exatos, mas acidentes podem interferir nessa exatidão, devido a isso o jogo de bloco padrão vem com blocos protetores mais resistentes que impedem o contato dos blocos padrão com