Lei de Responsabilidade Fiscal
O objetivo desse artigo se reflete sobre as contribuições da Contabilidade Gerencial para uma boa gestão empresarial das Organizações, sendo capaz de proporcionar aos Administradores e Contadores informações capazes de influenciar na tomada de decisão. A pesquisa tem um caráter eminentemente exploratório e a metodologia aplicada para o desenvolvimento deste trabalho se dá às abordagens inerentes ao tema. Portanto o presente artigo se constata em possibilitar uma maior ação na logística, proporcionando aos gestores uma crescente rapidez, flexibilidade e agilidade na tomada de decisões. As empresas evoluem a todo o momento e por isso a contabilidade é o principal meio de informação para os gestores.
Palavras chaves: Gestão Empresarial, Contabilidade Gerencial, Tomada de decisões.
I – INTRODUÇÃO
O presente trabalho de pesquisa tem como tema “A contabilidade como um instrumento da Gestão Empresarial” e objetiva refletir sobre as contribuições da Contabilidade Gerencial para o bom gerenciamento e Organizações Empresariais. Além disto, visa abordar sobre os principais conceitos inerentes à temática; demonstrar os benefícios da Contabilidade Gerencial para a Organização Empresarial, bem como averiguar os principais vínculos entre a Contabilidade e o processo de Gestão Empresarial.
A ideia de estudar a temática surgiu por se a Contabilidade um instrumento de escrituração fiscal que tem apresentado várias mudanças ao longo dos tempos. Esta é uma ciência que vem sendo considerada como ferramenta para atuar diretamente na tomada de decisões das organizações. Surge então a indagação: De que forma o Administrador e o Contador devem se valer da Contabilidade Empresarial para tê-la como instrumento eficaz de informações na tomada de decisão nas empresas?
Através da Contabilidade é possível obter informações que permitem aos administradores verificarem a situação da empresa e traçar estratégicas para o melhor desempenho de