realidade social
FACULDADE REDENTOR DE CAMPOS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Prof .:
Rosangela Benevides
Data:
16/05/2013
Avaliação / Disciplina:
A Questão Social no Brasil
Paginas
Interpretação
Comentário
95
"o desenvolvimento capitalista operava-se sem desvencilhar-se de formas econômico-sociais que a experiência histórica tinha demonstrado que eram adversas; mais exatamente, o desenvolvimento capitalista redimensionava tais formas ( por exemplo, o latifundio)"
O desenvolvimento capitalista no brasil foi gerado devido a uma continua reposição de patamares mais complexos, sem realizar transformações estruturais.
95-96
“Os compromissos entre a nova e a velha elite dominante, a fim de se manterem no poder e, com isto, criam-se dificuldades de acesso das classes sociais ao centro de decisão do Estado.”
O processo de modernização
Por isso processo de modernização da grande propriedade rural foi responsável por aprovar mão-de-obra e terras para o processo de produção agropecuário, uma vez que o avanço do progresso técnico proporcionou um aumento no produto do trabalho, que refletiu no desenvolvimento da produção agropecuária.
97-98
O aumento da produtividade permitiu o aumento da produção de matérias-primas e alimentos para a exportação e mesmo para o mercado interno. Mesmo a produção de alimentos para abastecimento das cidades, apesar de dificuldades que teriam a ver com orientações da política econômica.
Essa modernização, fez com que a estrutura da propriedade rural fosse alterada.
99-100
Na medida em que o estágio de desenvolvimento do capitalismo mundial impunha uma elevação dos graus de monopolização da tecnologia, ficava cada vez mais distante do Brasil a disponibilidade de montar um esquema de acumulação capitalista.
O esclarecimento desse fato esta na constituição de forças produtivas especialmente capitalistas para um sistema de acumulação, com a função de alimentar a demanda