UMA ESTRATÉGIA PARA RESOLVER PROBLEMAS
Esta é a função dos engenheiros, resolver problemas.
O desafio extra é que os engenheiros não resolvem apenas problemas técnicos, mas também problemas de ordem financeira, pessoais, de comunicação etc.
Curiosamente, alguns dos conceitos usados para resolver problemas técnicos também podem ser aplicados com sucesso na resolução de problemas não técnicos.
Uma das qualidades que os engenheiros precisam desenvolver é a capacidade de encontrar soluções para problemas mal definidos e que podem ter muitas soluções aceitáveis.
De forma geral, podemos classificar os problemas em:
Problemas fechados que são os que o enunciado deixa bem claro quais são os dados e quais são as incógnitas. O número de equações que descrevem o sistema é igual ao número de incógnita. Estes problemas não possuem ambiguidade.
Problemas abertos que são os que trazem maiores desafios para os engenheiros porque possuem muitas soluções possíveis, não são bem definidos nem tão bem formulados.
No início do processo de solução, existem poucos dados e muitas incógnitas. Isso significa que os dados são insuficientes para determinar uma solução única. Para se chegar a uma solução os engenheiros precisam usar estratégias que fechem o problema.
Embora cada problema tenha características diferentes, existe um padrão de resolução que poderemos observar.
Neste segmento estaremos apresentando uma estratégia para resolver muitos tipos de problemas.
A técnica divide-se em oito etapas, sete de trabalho e uma de motivação:
0- Eu posso.
1- Definir
2- Explorar
3- Planejar
4- Implementar
5- Verificar
6- Generalizar
7- Apresentar os resultados
Adotando esta abordagem, poderemos não só nos tornar mais proficientes na solução de problemas mas também vamos adquirir a capacidade de apresentar os resultados de forma lógica e de fácil compreensão por parte de outros engenheiros.
Embora o uso desta estratégia nos ajude a manter o rumo, não podemos nos esquecer de