Estratégias de mkt de grandes empresas para resolver problemas
TERESINHA PEREIRA MATOS SOUZA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE GRANDES EMPRESAS PARA RESOLVER PROBLEMAS
No inicio de 2003 o Mc Donalds acumulou um prejuízo de U$ 343,8 milhões no final do ano anterior e houve uma forte desvalorização de suas ações, problemas ocasionados principalmente pela mudança nos hábitos de consumo das pessoas em todo o mundo. Para sair deste quadro a empresa resolveu modificar desde a composição de seus produtos a forma de apresentação, a decoração, o design de novos restaurantes e até a forma de trabalhar. Desde então a empresa começou a oferecer em seu cardápio produtos mais saudáveis e produtos adaptados das regiões onde atua, também modificou o padrão visual de seus restaurantes na Europa trocando o vermelho e amarelo pelo verde oliva, as mesas que eram amarelo e branco dão espaço ao verde limão e ao couro escuro.
A Nike em 1994 possuía apenas 2% do mercado de equipamentos para futebol, bem atrás da líder a Adidas, para mudar o quadro e reverter a situação a Nike se concentrou em jogadores novos e esforçados, assinou contratos de propaganda com astros da Argentina, Grã-Bretanha, Portugal, México, China e Japão. Buscou jogadores de futebol com estilo mais rápido e concentrado no ataque, assinou contrato com o jogador conhecido como “Ronaldinho Fenômeno” que ajudou a empresa a desenhar as chuteiras “Mercurial Vapor” que foram as chuteiras utilizadas por Ronaldo na final da copa de 2002 com as quais ele fez dois gols e o Brasil alcançou o Penta. A receita global da Nike aumentou 24% sobre o ano anterior totalizando US$ 500 milhões. Hoje a Nike é líder mundial, ficando em segundo apenas na Europa.
A coca-cola enfrentou problemas no Amazonas pois um grande festejo que acontece na região entre os bois Caprichoso e Garantido divide os participantes em dois grupos distintos pela cor azul do boi Caprichoso e Vermelho do boi Garantido, os seguidores do boi caprichoso não