Fundamentação teórica sobre corantes
A Cor A cor pode ser definida como uma propriedade dos objetos. Tudo é colorido em função da propriedade de absorver ou refletir radiações luminosas de determinados comprimentos de onda. As radiações não absorvidas são refletidas obtendo-se uma cor característica. A cor está intima e diretamente relacionada com a luz incidente. Podemos dizer que um objeto é branco quando toda a luz incidente é refletida. Pode-se dizer que um objeto é negro quando toda a luz é absorvida. Um objeto tem uma cor quando parte da luz é absorvida e parte refletida. A grosso modo, podemos fundamentar tudo em três cores e suas misturas, obtendo assim as chamadas cores primárias, secundárias e terciárias.
Cores primárias: podem ser chamadas como cores não decompostas. Mistura-se em proporções variáveis, podem produzir todas as cores.
Cores secundárias: formadas por mistura equilibrada de duas cores primárias.
Cores terciárias: são formadas pela composição de uma cor primária e uma cor secundária.
O que são corantes São produtos de síntese orgânica, principalmente de aminas primarias. Para que possam ter a propriedade de colorir (tingir) são necessárias certas condições químicas. Em sua molécula conduzem um grupo chamado CROMOFORO, (portador de cor) que combinado com núcleos aromáticos forma o chamado grupo CROMOGENO. No entanto nesta fase não há poder tintorial, sendo necessário juntar-se um ou mais grupos chamados AUXOCROMOS, tornando-se assim uma matéria corante.
Os principais grupos cromóforos são: >C=CC=O, >C=S, >C=NH, -N=N-, -N=O, -NO2
Os principais grupos auxocromos são: -OH, -NH2, -NHR, -NR2, -SO3H, -COOH
O cromógeno é formado pela adição ao cromóforo, de grupos orgânicos como: Benzeno / tolueno / antraceno, também chamados primários. Os corantes tiveram sua origem para tingimento de têxteis. O substrato couro tem certas afinidades com materiais naturais como lã, algodão e seda. Mais recentemente foram