Teoria da burocracia
Curso: Gestão Financeira
Semestre: 2011.2
Turno: Noturno
Disciplina: Organização e Modelo
Fortaleza 23/09/2011
Sumário: e quando eu tremina ajeito esse!!!
Introdução:
????????
Desenvolvimento:
Perspectivas Clássicas: A administração cientifica juntamente com a teoria clássica da administração e a teoria burocrática utilizam a administração como ciência e técnica. Técnicas baseadas em matemática e engenharia na busca da eficiência, ou seja, maior produtividade com o menor custo total.
Origens da Burocracia: Criada na Europa, no século 20 por Max Weber, buscava a racionalidade técnica para construir uma estrutura de relacionamentos humanos necessário para expandir a produtividade, tendo-se em vista a falhas nas teorias clássicas e das relações humanas. A visão institucional não se ligava ao processo produtivo. A teoria da burocracia nasceu da necessidade de organizar as empresas que cresceram em tamanho e complexidade. Definição de burocracia é: um trabalho baseado em papeis e documentos, movimentados em seqüência continua entre as varias unidades componentes da estrutura organizacional. A organização burocrática é o exercício do controle com base no conhecimento.
A Burocracia de Weber: Divisão do trabalho: Tarefas simples para qualquer pessoa se especializar em tempo mínimo. Hierarquia de autoridade: Cadeia de comando com responsabilidades, deveres e privilégios específicos. Racionalidade: Seleção, promoção, adequação do desempenho do trabalho às qualificações. Regras e padrões: Decisões guiadas por regras, disciplina e controles. Compromisso profissional: administradores ganham salários fixos e não são donos dos negócios, gerente treinado para melhor qualificação e eficiência organizacional. Registros escritos: continuidade e