Gestão de vendas
CAPITULO 1 – VENDAS NA ESTRATEGIA DE MARKETING
É o encontro do planejar/pensar com o executar/fazer.
A atividade de vendas tem como foco efetivar/estimular um consumo cuja propensão foi planejada e ferra mentalizada por marketing.
Políticas comerciais:
Desenvolver: uma minuciosa análise, para conhecer a própria empresa na sua região/região de atuação, identificando os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades de mercado.
Identificar: oportunidades com os clientes e as empresas que estiverem no mercado.
Manter: relacionamento com todos os clientes, em todos os níveis e com pessoas que possam decidir ou influenciar a compra.
Elaborar: propostas claras que possam gerar, além de negócios duradouros com rentabilidade assegurada, respeito e confiança dos clientes.
Negociar: com clientes, trazendo rentabilidade e percepção de valor.
Identificar: em cada cliente, oportunidade de negócios, bem como maior utilização dos produtos e serviços que tenham adquirido.
Acompanhar: as atividades internas e externas que tenham relação com a satisfação e ampliação da utilização dos produtos oferecidos aos clientes.
Manter: relacionamento pos-venda com clientes, para novos negócios a longo prazo.
Avaliar: a possibilidade de criação de novos produtos que possam gerar mais rentabilidade.
Avaliar: e entender que nem sempre volume de vendas e sinônimo de lucratividade.
A utilização de sistemas informatizados, que funcionam como ferramentas de armazenagem de informações continuamente pela equipe comercial, facilita a otimização e os ajustes necessários das estratégias de vendas e a redefinição, o realinhamento de toda a gestão de vendas, incluindo a forma e as características do papel de cada vendedor.
Esquema da atividade de vendas:
Estratégia e utilização das informações do mercado como inteligência competitiva.
Analise qualitativa dos objetivos e necessidades do cliente
Apresentação de proposta elaborada a partir