Terapia Gênica
A terapia gênica (TG) é a inserção de um tratamento para doenças hereditárias que se caracteriza pela inserção de um gene funcional dentro das células humanas , a fim de conferir uma nova função de melhorar o efeito de um gene anormal .Há dois tipos de técnicas gênicas : A GERMINATIVAque se caracteriza pela introdução do material genético nos espermatozóides de ovolos , e a SOMÁTICA , pela qual se introduz o material genético em quaisquer outras células .
Para que serve
*Reduzir ou remover o efeito do gene doente .
*Introduzir uma nova função .
Reportagem : "A terapia gênica, que serve para curar uma doença pela introdução de genes corretores, está a ser atualmente testada no homem para combater o vírus da Sida, informou hoje um cientista norte-americano. "
Utilização da terapia gênica :
Na maioria dos estudos a respeito de terapia genética, um gene "normal" é inserido no genoma para substituir um gene "anômalo" causador de doença. Uma molécula transportadora, chamada vetor, precisa ser usada para se enviar o gene terapêutico para as células-alvo do paciente. Atualmente, o vetor mais comum é um vírus que foi geneticamente alterado para transportar DNA humano normal. Vírus evoluíram de forma a encapsular e transportar seus genes para células humanas, causando doenças. Cientistas tentaram aproveitar essa capacidade e manipular o genoma dos vírus, removendo os genes causadores de doença e inserindo genes terapêuticos.Células-alvo, tais como células do fígado ou dos pulmões do paciente, são infectadas com o vetor. O vetor, então, descarrega seu material genético, contendo o gene terapêutico humano, na célula-alvo. A produção de proteínas funcionais pelos genes terapêuticos restauram as células-alvo a um estado de normalidade.
Importância médica
A terapia gênica apresenta uma nova expectativa para o tratamento de diversas doenças pela transferência de material gênico. A inserção de genes em células-alvos por vetores tem um