Realidade Social
A Actividade económica e a Ciência Económica
Economia: É uma das várias ciências sociais, debruçando-se sobre o problema da escolha da melhor aplicação a qualquer recurso escasso.
Realidade Social
Conceito: É o conjunto de fenómenos sociais, que resultam das relações que o homem estabelece entre si e com a natureza. É apenas uma, é única e não se pode compartimentar, apresentando-se um elevado grau de complexidade.
Para podermos compreender e explicar a realidade social, temos de recorrer a um conjunto diversificado de ciências, as ciências sociais, que através das suas diferentes perspectivas de análise, nos darão uma visão mais completa da realidade social total. As ciências sociais são interdependentes e complementares e todas elas são necessárias à compreensão da realidade social.
Cada uma das ciências sociais estuda apenas uma das faces do fenómeno social.
Ciências sociais ligadas à economia
-Psicologia
-História
-Direito
-Antropologia
-Sociologia
-Política
Fenómenos Sociais e Fenómenos Económicos
Cada ciência estuda a mesma realidade social, ou seja, os mesmos fenómenos.
Não há verdadeiramente fenómenos exclusivamente económicos, sociais ou políticos, pois os fenómenos são totais. À economia interessam todos os fenómenos, estudando-os de forma específica e utilizando um método próprio.
Os fenómenos sociais são totais, podendo, no entanto, ser estudados sob perspectivas específicas, daí podermos falar em fenómenos económicos.
A economia como ciência – objecto de estudo
A natureza oferece ao homem um vasto conjunto de recursos que este transforma, de maneira a satisfazer as suas necessidades.
Porém estes recursos não são ilimitados, pelo contrário, eles são escassos e finitos, havendo que ponderar a sua utilização.
Assim torna-se necessário realizar escolhas a fazer opções de como utilizar os recursos escassos para satisfazer as necessidades humanas, que são múltiplas e ilimitadas.
Escassez: Constitui o principal problema económico e