Prova De Religiosidade Popular
1 Pressupostos para uma evangelização inculturada. (Ariel e Valmir)
O Evangelizador é mediador entre Evangelho e cultura, o evangelizado é sujeito da evangelização. A inculturação se da a partir do pólo das culturas. tratase de sistemas inseridos na história dos povos e grupos sociais organizados para servir melhor à vida. 2 Expresse algo sobre “pluralidade como componente próprio do ser da Igreja”.
(Éliton/Mauricio)
1º A pluriculturalidade como componente do próprio ser da igreja;
2ª Um conceito eqüâneme de cultura como base de um autêntico processo de inculturação;
3º Um processo de inculturação entendida como “evangelização inculturada” e não como
“evangelização das culturas”; 3 O que significa: (Paulo)
Exculturar o evangelho: Quando o evangelizador leva a Boa Nova, deve anunciála buscando retirar a bagagem cultural que ele mesmo traz e que não diz respeito ao conteúdo do Evangelho. Isso possibilita que o evangelizado receba o Evangelho e o sintetize em sua própria cultura.
Pluriculturalizar a Igreja: Entender que a Igreja não é um bloco monolítico, mas que há diversas possibilidades de viver o Evangelho nas culturas. É um exercício de aceitação da unidade na diversidade. 4 Conceitos reducionistas de cultura.(ELEANDRO) Quando se fala em "mundo da cultura", referese a intelectuais e artistas, ou seja, a pessoas que manejam idéias, criam símbolos e produzem conhecimento. Tratase de um conceito erudito de cultura da cultura acumulada e passada pela escola, pelos textos, pelas universidades, etc. É também a chamada "cultura letrada" ou "cultura cognitiva", a cultura feita de conhecimentos, de consciência do mundo, da história, de si mesmo e da sociedade.
O conceito de cultura é elaborado a partir das questões ligadas às condições materiais do conhecimento e da importância da práxis para o próprio conhecimento e