realidade social
O fato é que a visão política de Maquiavel em tal perspectiva é fundamental quando se discute a problemática do poder porque se percebe através dela a própria divisão de classes,vista ate hoje nos tempos modernos a partir da noção dos poucos e dos grandes, dos amigos e inimigos.
Nicolau Maquiavel, precursor da ciência política, encarou a sociedade como resultado de fatores observáveis e analisáveis. Desde o século XVI, a intuição de homens como Maquiavel traz à luz aspectos consagrados e atuais para a compreensão das bases em que se assenta o poder político, ate hoje aonde a desigualdade ,a sociedade não esta satisfeita com a politica,os direitos do povo não são exercidos como deveria.
Em tempos de crescente desilusão com as instituições políticas e demandas por mais transparência, ética e moralidade na política e, por conseguinte, no poder, revisitemos Maquiavel, ainda que num certo nível de generalidades, para tentar interpretar e compreender os desafios de nossa época.
É difícil não reconhecer a crescente desilusão com as instituições políticas, as inconsistências e alianças partidárias exóticas, os desvios na trajetória representativa, entre outros aspectos, vistos como uma afronta à modernidade e ao ideal liberal. A propósito, na obra O moderno príncipe: Maquiavel revisitado, seu autor, o diplomata e cientista político Paulo Roberto de Almeida, assinala que "(...) A demagogia, já sabemos, é o mais recorrente meio utilizado por aqueles que, carentes de outras virtudes administrativas e pessoais, desejam ascender ao principado". De certo modo, esse cenário nos é peculiar.
Quase cinco séculos depois de redigido, O príncipe, continua a instigar a reflexão crítica sobre "a política como forma de poder e o poder como resultante da atuação política".
Assim podemos ver que os fatos antigos não deixam de esta presente no mundo moderno, o fato não se dirige apenas aos homens de seu tempo, está mais viva do que nunca e continua presente em nossa