Calibração de Paquimetro
SERRA, 2014
INTRODUÇÃO
Nenhum instrumento funciona de modo perfeito ou pelo menos de forma aceitável durante longos períodos. Com o uso ocorrem desgastes ou degenerações de componentes de modo que o comportamento e o desempenho deste equipamento ficam comprometidos.
Assim existe a necessidade de calibrações periódicas, ou a intervalos regulares, para que os instrumentos, padrões e outras referências não percam certas qualidades.
OBJETIVO
O objetivo do trabalho é a calibração de um paquímetro universal, porém será abordada somente a calibração do medidor externo do mesmo, utilizando determinadas montagens de blocos padrão. Busca-se com isso efetuar o controle em certo número de posições da capacidade de medição, obtendo algumas características metrológicas do instrumento de medição, tais como: erros, incertezas e curva de erros.
Os resultados obtidos devem ser verificados com as tolerâncias admissíveis apresentadas em norma regulamentadora.
METODOS DE CALIBRAÇÃO
Adotando normas da ABNT (paquímetro, blocos), apostilas de paquímetro, calibração e de blocos padrão, estabeleceu-se um método de calibração que consiste na montagem de blocos padrão realizando um processo no qual foi adotado 11 valores “igualmente” espaçados (incrementados de aproximadamente 10% da amplitude da faixa nominal), porém que possa efetuar o controle de um certo número de posições da capacidade de medição do paquímetro, de tal modo que a cada medição individual possam coincidir diferentes traços do nônio.
PROCEDIMENTO DE CALIBRAÇÃO
a) separar o material necessário para execução da calibração;
b) examinar o instrumento a calibrar;
c) proceder à preparação dos instrumentos;
d) realizar a montagem dos blocos de acordo com o ponto que será medido;
e)