Natureza e cultura
1) Faça a distinção entre ação instintiva e ação inteligente. Dê exemplos.
A ação instintiva é regida por leis biológicas, idênticas nas espécie e invariáveis de indivíduo para indivíduo (agem principalmente por reflexo). Ao contrário dos instintos, a inteligência dá uma resposta ao problema ou à situação nova de maneira improvisada e criativa.
2) Em que sentido a diversidade cultural é um fato?
Variam as formas de pensar, de agir, são diferentes as expressões artísticas e os modos de interpretação do mundo.
3) Como é possível uma dada cultura, conciliar tradição e ruptura? Explique e dê exemplos.
Devido à individualidade de cada um diante das heranças sociais, um exemplo é que mantemos sempre a nossa autenticidade. 7) a) Por que só a democracia permitiria “revoluções silenciosas”?
Por ser um sistema aberto e inclusivo, assim permitindo a participação de vários personagens e tendências.
Página 79!
1) Explique quais são os argumentos das duas posições antagônicas assumidas com relação ao trabalho: Como tortura e como condição de humanização. Em seguida, posicione-se sobre a questão.
O aspecto de tortura relacionado ao trabalho, dá um sentido de desprazer ao trabalho e infelicidade. A humanização pelo trabalho mostra uma positividade, mostrando que através do trabalho se constrói instituições, como família, escolas, etc.
2) Distinga a concepção de trabalho na Antiguidade e na Idade Moderna.
Na antiguidade trabalho era mais voltado a agricultura e na era moderna para sobrevivência.
9) Elabore uma dissertação com o tema: “Trabalho de lazer: onde está o equilíbrio e a interação?
Trabalho é um meio de onde tiramos dele o sustento de nossas vidas pessoais e sociais. Trabalho não é escravista, é separarmos o tempo onde exercemos papel de profissão e o laser é um tempo precioso onde cuidamos de nós. Tempo para nós, saúde física, mental e familiar. É preciso saber separar o tempo de trabalho e o tempo de lazer para que ambos estejam em