Óxidos
• OBJETIVO:
Verificar experimentalmente o comportamento de óxidos.
Montar as reações de classificação de um óxido.
• INTRODUÇÃO TEÓRICA
Óxidos são compostos binários de oxigênio nos quais o oxigênio é o elemento mais eletronegativo. Óxidos básicos: são compostos metálicos que reagem por síntese com água formando hidróxidos. Óxidos ácidos: são os óxidos que reagem por síntese com água formando ácidos oxigenados (oxiácidos); são formados por ametais ou por metais em estado de oxidação elevado. Óxidos anfóteros: são formados por semimetais ou por metais de transição; possuem caráter iônico - molecular e se comportam como óxidos básicos ou ácidos, diante dos ácidos ou hidróxidos fortes.
Peróxidos: são óxidos que reagem com água formando hidróxidos e água 2-
Oxigenada (H2O2) e com ácidos formando sal e água oxigenada; contêm o grupo ( O – O ) , denominado peroxi.
Procedimento 1:
ÓXIDOS BÁSICOS
* Em um béquer colocamos 20 ml de água deionizada e adicionamos uma pequena porção de óxido de cálcio, e agitamos bem com o bastão de vidro
Filtramos a Suspensão obtida, e recolhemos o filtrado em um béquer. Transferimos um pouco do filtrado para um tubo de ensaio, adicionamos 2 gotas de fenolftaleína, observamos que o filtrado era incolor depois de adicionado a fenolftaleína ficou com uma coloração rosa.
* Colocamos em um tubo de ensaio uma pequena porção de óxido de cálcio, e adicionamos em seguida, 2,0 ml de solução 10% de ácido clorídrico, agitamos o tubo de ensaio e observamos que ao adicionarmos o acido clorídrico o óxido de cálcio começou a efervescer.
Procedimento 2:
ÓXIDOS ÁCIDOS
* Em um béquer colocamos 10 ml de água da torneira e 5 gotas de azul de bromotimol. Com o auxílio de uma pipeta, assopramos a solução do béquer, e observamos que quando adicionamos as 5 gotas de azul de bromotimol a cor inicial era verde, mas depois de assopramos a coloração ficou amarela
* Em