Resenha Histórias de Mãe Filho
NEP - NÚCLEO DE ENSINO PRÁTICO
CURSO DE DIREITO
IIª RESENHA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II
TÍTULO DA OBRA: Histórias de Mãe e Filho
NÚMERO DO LIVRO: 643
NOME DO ALUNO: Victória Simões Fidalgo
ETAPA: 2º
Histórias de Mãe e Filho, conto de Moacyr Scliar publicado no livro “histórias de quadros e leitores” das páginas 50 a 65 do livro. Organizado e apresentado por Marisa Lajolo pela editora Moderna – São Paulo em 2006.
Filho de imigrantes judeu-russos, Moacyr Scliar é gaúcho de Porto Alegre, onde nasceu em 1937. Medico, ele estreou na literatura com histórias de um médico em formação e hoje é um dos autores brasileiros com mais vasta e premiada bibliografia. Entre suas obras recentes A majestade do Xingu e Sonhos Tropicais.
Um quadro com uma mulher como podemos ver, mas nao só uma pessoa esta retratada nesta obra, em seu ventre onde repousa o livro existe uma vida. Essa vida cresceu e contou a historia de sua família, em especial de sua mãe. Raquel vivia em uma época em que somente os homens tinham acesso ao saber, mas sonhava em um dia poder ler, amava os livros mesmo sem na época saber ler. Não era Brasileira, veio para nosso país como imigrante buscando uma vida melhor. Seu país natal era a Rússia. Eles viviam lá há muito tempo, moravam em aldeias pequenas e tinham profissões pouco rentáveis. Seus irmãos freqüentavam a escola dominical, porem ela não podia, sendo a única garota tinha que ajudar sua mãe. Mesmo assim seu sonho continuava o mesmo. Em sua casa ela admirava os poucos livros empoeirados que repousavam sobre a prateleira, livros que seu tio Berel havia dado ao seu pai em suas visitas. Berel saiu da aldeia para estudar, uma coisa que era proibida já que eles eram judeus. Mesmo assim ele foi. Não conseguiu estudar, mas conheceu um amigo chamado Isaac Babel que lhe arrumou um emprego como