Oxidos
Alguns exemplos de óxidos são: a ferrugem (óxido de ferro III), a água oxigenada(peróxido de hidrogênio), o cal (óxido de cálcio) e gás carbônico (óxido de carbono IV ou dióxido de carbono).
A partir disso, em função do comportamento de determinados óxidos, eles são classificados em:
Óxidos Ácidos (ametal + oxigênio),
Óxidos Básicos (metal + oxigênio),
Óxidos Neutros (ametal + oxigênio)
Óxidos Anfóteros (anidridos ou óxidos básicos),
Óxidos Mistos (óxido + óxido)
Peróxidos (oxigênio + oxigênio).
Classificação dos Óxidos
Óxidos Ácidos (Anidridos)
Formados por ametais, os óxidos ácidos possuem caráter covalente, sendo que na presença de água esses compostos produzem ácidos e por outro lado, na presença de bases formam sal e água, por exemplo, CO2 (dióxido de carbono ou gás carbônico) e o SO2 (óxido de enxofre).
Óxidos Básicos
Formados por metais, os óxidos básicos possuem caráter iônico e ao reagirem com os ácidos formam sal e água, por exemplo, Na2O (Óxido de sódio) e o Ca (OH)2 (Hidróxido de cálcio).
Óxidos Neutros
Formados por ametais, os óxidos neutros, chamados também de “óxidos inertes”, possuem caráter covalente e recebem esse nome na medida em que não reagem na presença de água, ácidos ou bases, por exemplo, N2O (óxido nitroso) e o CO (monóxido de carbono).
Óxidos Anfóteros
Nesse caso, os óxidos apresentam uma peculiaridade, ou seja, ora comportam-se como anidridos (óxidos ácidos), ora como óxidos básicos. Em outras palavras, esses compostos na presença de um ácido se comportam como óxidos básicos, e por outro lado, na presença de uma base, reagem como óxidos ácidos, por exemplo, Al2O3 (óxido de Alumínio) e o ZnO (óxido de zinco).
Óxidos Mistos
Nesse caso, os óxidos mistos, duplos ou salinos, são derivados da combinação de dois óxidos, por exemplo, Fe3O4 (magnetita ou pedra imã).