óxidos
Definição
Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).
Podemos classificar os óxidos em:
Óxidos ácidos: também chamados de anidridos, eles se formam a partir da reação com água originando ácidos. Exemplo: o ácido sulfúrico (H2SO4) se forma a partir do trióxido de enxofre (SO3) em presença de água (H2O).
Óxidos básicos: nesse caso a reação é com bases levando à formação de sal e água. Exemplo: o hidróxido de cálcio (Ca (OH)2) provém da reação do óxido de cálcio (CaO) com a água.
Formulação
Em um óxido, a ligação entre o oxigênio e outro elemento pode ser iônica ou covalente.
- Óxidos iônicos são compostos nos quais o oxigênio está ligado a um metal de baixa eletronegatividade, alcalinos e alcalino-terrosos, que fornecem elétrons para o oxigênio.
Exemplos: Li2O e MgO
- Óxidos moleculares, ou covalentes, são compostos nos quais o oxigênio está ligado a um elemento de grande eletronegatividade.
Exemplos: CO2 , SO2 e NO.
A formulação em óxidos iônicos é igual a de qualquer composto iônico, que se faz igualando-se a carga positiva à carga negativa. Já nos óxidos moleculares deve-se levar em conta o número de ligações covalentes que os átomos podem fazer.
Nomenclatura
Nomeamos os óxidos de acordo com os grupos de divisão:
Óxidos iônicos: escreve-se a palavra óxido seguida da preposição de e do nome do elemento associado ao oxigênio.
Exemplos:
Na2O: óxido de sódio
CaO: óxido de cálcio
Caso o elemento, metal, forme dois cátions diferentes, a distinção é feita da mesma forma que para as bases e para os sais:
Exemplos:
FeO: óxido de ferro II ou óxido ferroso
Fe2O3: óxido de ferro III ou óxido férrico
Óxidos moleculares: antes da palavra óxido e do nome do elemento, colocamos os prefixos mono, di, tri, tetra, penta, etc. para indicar a quantidade de átomos de