OXIDOS
Conceito
Óxidos são compostos binários, isto é possuem dois elementos químicos, sendo o oxigênio o elemento mais eletronegativo. Exemplos: CaO, CO2 , H2O ,H2O2 etc.
Os óxidos sempre possuem dois elementos químicos e um deles é obrigatoriamente o oxigênio que aparece do lado direito da fórmula, pois é o átomo mais eletronegativo. Todavia, as substâncias binárias: OF2 , O2F2, não são óxidos. Apesar de possuírem apenas dois elementos e sendo um deles o oxigênio, o átomo de flúor (F) é o elemento mais eletronegativo que o oxigênio, sendo assim fica a direita da fórmula e o desclassifica como óxido. Os óxidos ocorrem de forma abundante na Terra e podem ser encontrados nas rochas, na água do mar e no ar. Atividades extrativas de minérios acontecem no mundo desde a mais remota época. A obtenção industrial de um óxido pode acontecer por métodos de extração natural, pois muitos deles ocorrem naturalmente. Às vezes são necessários procedimentos químicos para a obtenção destes compostos que geralmente requerem altas temperaturas, em reações de decomposição, ou exposição ao oxigênio do ar, em reações de síntese. Um dos mais importantes óxidos para a indústria é o óxido de cálcio, CaO, conhecido como CAL, que é obtido pela decomposição térmica do carbonato de cálcio, CaCO3.
Classificação
A classificação dos óxidos é baseada no comportamento químico destas substâncias: -Óxido ácido: reage com a água formando ácido, como CO2 e SO3
CO2 + H2O → H2CO3
SO3 + H2O → H2SO4
-Óxido básico: reage com a água formando base, como MgO e CaO. MgO + H2O → Mg(OH)2 CaO + H2O → Ca(OH)2 Mas existem outras classificações como os peróxidos, os óxidos anfóteros, os óxidos neutros, os óxidos salinos e os superóxidos.
Nomenclatura
A nomenclatura dos óxidos deve levar em consideração o tipo de óxido: iônico ou molecular. Assim, temos diferentes regras para esses dois casos.
ÓXIDOS IÔNICOS:
Esses compostos são formados normalmente entre o oxigênio e os