Convívio Social na Escola
Em nossa sociedade é comum o discurso de que a “escola é a nossa segunda família” essa afirmação frisa claramente uma das características mais importantes do ambiente escolar: o convívio entre pessoas.
No entanto, diferentemente do que se costuma observar em uma família, na escola temos a oportunidade de interagir e conviver com pessoas que têm vivências diferentes das nossas, hábitos, pensamentos e até cultura distintos. Essa diversidade enriquece a convivência se bem aproveitada, afinal diferenças podem causar conflitos e o ambiente escolar deve se dar de forma que os alunos entendam que essas diferenças devem ser respeitadas e apreciadas, afinal os bons debates surgem de opiniões diferentes.
É normal do convívio humano que a interação entre pessoas gere atritos, portanto a escola deve estar preparada de forma que saiba ajudar os alunos a solucionarem esses pequenos conflitos para que problemas maiores não sejam causados. Sendo assim, fica clara a importância de um bom convívio social na escola, pois geralmente o bom aluno que procura conviver com seus colegas da melhor forma possível é aquele que é um bom cidadão fora da escola.
E este é uma das principais características do convívio social escolar, o aluno reflete a forma como se porta na escola em sua sociedade, no bairro, na cidade em que vive daí a importância de uma experiência escolar positiva e o entendimento que esta por sua vez provém de um ambiente onde haja respeito de todas as partes envolvidas.
Violência na escola: uma consequência do mau convívio
No ambiente escolar pequenas divergências podem acabar se tornando grandes problemas inclusive levando algumas situações à violência seja ela física e/ou psicológica. Muitas vezes isso provém do fato de os alunos terem uma concepção de que certas situações podem ser facilmente solucionadas através do diálogo, muitos alunos não têm sequer a noção de que um bom convívio é fundamental inclusive para