Durkheim
Acionando a educação nas escolas, os professores (adultos) possuem a tarefa de transmitir conhecimentos, de modo impessoal, ou seja, sem deixar que suas opiniões pessoais sejam transmitidas e influenciem os indivíduos qual leciona, preparando-os para um melhor convívio em sociedade, moldando o ser individual e egoísta (assim dizia Durkheim) que estava presente na mente desses alunos.
Por fim, entende-se que a educação para Durkheim era de extrema importância, em qualquer meio que ela fosse transmitida, por que agia como um fato social; porque ela construía o indivíduo social (assim se assemelhando muito a consciência coletiva), impondo as necessidades de sua sociedade de acordo com a época em que esse indivíduo vive. A educação para Durkheim era à base da sociedade, aquilo que construía e preparava um indivíduo para viver em tal meio. Essa educação não era transmitida apenas nas escolas, mas também na família, igrejas e outras instituições sociais, por exemplo. Nesses termos, dá-se a entender que Durkheim acreditava que a sociedade exigia que os indivíduos se adaptassem totalmente aos seus objetivos, e a educação seria o instrumento principal para que ocorresse essa adaptação.
Acionando a educação nas escolas, os professores (adultos) possuem a tarefa de transmitir conhecimentos, de modo impessoal, ou seja, sem deixar que suas opiniões pessoais sejam transmitidas e influenciem os indivíduos qual leciona, preparando-os para um melhor convívio em sociedade, moldando o ser individual e egoísta